top of page

O Feng Shui na Arquitetura




Feng Shui é uma palavra chinesa que significa vento e água. Algumas teorias do Feng Shui não coincidem somente com normas da boa arquitetura, mas com um simples bom senso.

Ao realizar um projeto arquitetônico de qualidade, feito com consciência de todos os elementos da natureza, acaba obtendo muito mais chances de trazer bem estar e qualidade de vida a seus habitantes.


No entanto, o Feng Shui lida com muito mais do que com bem estar. Podemos ter uma casa projetada com todo o rigor técnico e estético, e ela pode ser ou não energeticamente favorável ao ponto de vista do Feng Shui. Isso porque a distribuição das energias é definida com base na orientação magnética e ano de construção. Se uma casa possuir uma energia extremamente prejudicial em sua porta de entrada, mesmo que seja linda e confortável, ela trará efeitos ruins para a vida de seus moradores. Se a casa vizinha for exatamente igual, porém construída em um período diferente, e em decorrência disso a energia na porta de entrada for extremamente benéfica, sem dúvida essa segunda casa trará muito mais benefícios aos seus moradores.




Um projeto elaborado sob a diretriz do Feng Shui já conta com uma vantagem a mais na direção de se tornar uma construção equilibrada e harmônica, e consequentemente bonita. Em toda a história da arquitetura, a beleza sempre esteve associada ao equilíbrio e à harmonia das formas.


Recentemente a arquitetura passou a ser utilizada como forma de protesto e questionamento, gerando ambientes e formas nitidamente adversas ao bem-estar. Acrescentar o Feng Shui à soma dos fatores que devem ser levados em consideração em um bom projeto é um desafio a mais. E bons arquitetos adoram desafios.


A técnica não é o único caminho para se chegar à harmonia nas construções. Como estudante de arquitetura, gosto de relacionar entre as culturas e suas formas. Há duas obras que me despertam especial interesse. “The Timeless Way of Building” e “A Pattern Language”, ambos coordenados por Christopher Alexander, fazem parte de um estudo contemporâneo sobre os elementos da arquitetura de todos os tempos, responsáveis por suas qualidades atemporais.





 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page